Voluntariado e as Olimpíadas

Olá,
depois de tanto tempo sem aparecer eu fico até sem graça, mas tive alguns problemas pessoais mas agora que está tudo bem, espero voltar a postar, espero que alguém ainda acompanhe o blog.

Voluntariado



 Semana passada eu tive a primeira entrevista presencial para o programa de voluntários das olimpíadas de 2016 que vão acontecer no Rio (vocês já devem estar cansados de saber disso). Então decidi falar um pouco o voluntariado e também falar sobre como são os bastidores desse evento, claro sem expor nenhum segredo industrial (se é que tem) nem nada do tipo.

 Sempre fui o tipo de pessoa que gosta de ajudar os outros e tenta pensar em como fazer do mundo um lugar melhor, embora eu veja muita sujeira na humanidade, gosto de pensar que também temos um lado humano de ver além de nós mesmo como nenhuma outra espécie nesse planeta.

Pagamento 

Nesse contexto ainda me sinto meio esquisita quando alguém me pergunta o que eu vou ganhar com um trabalho voluntário, seja ao doar sangue ou se cadastrar como doadora de medula óssea, estamos chegando num ponto de um egoísmo que não conseguimos fazer nada sem receber nada em troca.
Eu não ganho nada? Ganho, sempre ganho, seja apenas uma consciência mais leve em pensar que eu posso estar ajudando que não está saudável como eu, seja fazendo amigos voluntários ou até passando uma imagem boa do meu país que já é tão severamente criticado, até por mim.
Além de tudo isso eu acho que ganho um mundo melhor.

 Críticas 

Já fui muito criticada por estar tentando participar dos jogos olímpicos como voluntária "você está se vendendo pro governo de graça" ou "você está ajudando nessa droga que só rouba o povo". Primeiro eu quero deixar claro que eu não vou entrar em questões políticas, não me voluntariei por esse governo ou outro como disse antes eu quero poder fazer o meu país um exemplo, nem que seja num evento esportivo, só reclamar não adianta, o que você pode fazer pelo seu país e pelo mundo?


Olimpíadas Rio 2016




Tudo começou com uma propaganda que passaria desapercebida se não fosse uma moça sorridente e a frase "seja herói dos seus heróis", não sei vocês, mas os atletas olímpicos pra mim sempre foram super-heróis o máximo do corpo humano. Mesmo sendo a típica nerd eu sempre adorei esportes.
Entrei no site e me inscrevi como quem não quer nada; indiquei para algumas pessoas e familiares, sei que alguns se inscreveram e outros não.
Apesar de ser apta a trabalhar na parte de tecnologia do evento, as artes sempre me chamam e me inscrevi para a parte de Cerimônias.
Não lembro exatamente de todas, mas tinham questionários e dinâmicas online, além de um teste de línguas, achei bem legal e simples.
Recebi um email pedindo para agendar uma entrevista (que eu fiz sexta passada) presencial.




Entrevista Presencial

Estava ansiosa, assim como todos os outros, até então eu só conhecia outros voluntários pelo Facebook. Nesse dia conheci outros voluntários de São Paulo (inclusive do interior) que irão atuar na área de Cerimônias também, até fiquei sabendo de estrangeiros que vieram aqui só para fazer essa entrevista.
Fizemos dinâmicas em grupo, assistimos alguns vídeos e preenchemos mais um formulário, sei que fomos avaliados, mas nem sei exatamente como. Pelo que eu entendi eles estavam traçando um perfil para saber se você pode ser um líder ou não.
Achei legal ao saber que provavelmente atuaremos nas premiações e nas cerimonias de abertura e encerramento, mas também me deu friozinho na barriga.
Nos passaram o cronograma e depois de duas horas fomos dispensados, estou ansiosa para as próximas etapas e espero conseguir até o fim, por enquanto a maior dificuldade é a hospedagem no Rio durante o evento.




Tente

Existem diversos tipos de trabalhos voluntários onde você pode ajudar fisicamente, intelectuais e financeiros. Você não precisa acabar com a fome no mundo, você pode ajudar até seu vizinho, animais ou seu planeta.
Se possível, encontre o que mais se adequa a você e aos seus horários, além dos seus próprios conceitos.



Nenhum comentário

Postar um comentário